Descubra o esporte de equilíbrio Slackline neste artigo.

Você se considera sedentário? Sente que precisa ter maior equilíbrio e controle do seu próprio corpo? Então fique comigo até o final que irei lhe explicar mais a respeito do slackline.

É um esporte que consiste em:

a) Caminhar sobre uma fita estreita e flexível de nylon ou poliéster (suspensa e presa em dois pontos fixos).

b) Desenvolver resistência física, inteligência corporal e a concentração.Fora todos esses benefícios, o Slackline  é uma ótima maneira de aperfeiçoar o corpo para e prepará-lo para outros esportes (corrida, skate, surf e escalada).

Histórico do esporte slackline.

– O esporte (Slackline) nasceu nos anos 80, nos campos de escalada do Vale de Yosemite (Estados Unidos).
– A ideia era aprimorar a inteligência corporal e a coordenação motora a partir do esporte.
– Logo mais, o Slackline se tornou esporte reconhecido mundialmente.

Curiosidade:

– O Slackline é, também, chamado de “corda bamba”.
– Slackline significa “linha folgada”. É uma atividade muito semelhante às atividades do circo.

Ramon fazendo slackline

Quais as modalidades do Slackline?

Este esporte possui muitas opções de modalidades que abrange uma variedade de estilos que podem ser praticados. Qual é o seu estilo? Veja abaixo algumas das principais modalidades:

a) Slackline: É a modalidade básica. A meta é ficar parado ou atravessar a linha sem cair.

b) Longline: É parecido com o Slackline. Só a fita usada é maior para aumentar a dificuldades.Até porque quanto maior é a distância, maior é a instabilidade.O maior foco do longline é superar a si mesmo.Essa modalidade é mais praticada pelos experientes e versados.

c) Highline: É a modalidade mais radical do Slackline.Porque é um esporte praticado nas alturas.Nesse ponto, o principal inimigo é o medo.Geralmente, o Highline é praticado em pontes, prédios ou em montanhas.A altura minima para se praticar o Highline é de 6 metros.

d) Waterline: Usa-se uma fita de 50 mm ou de 25 mm. E se posiciona a fita acima das águas (o que já pode amortecer muitas quedas).

e) Jumpline: O tipo de fita da Jumpline é de 3 cm de largura. É uma fita bastante elástica e que serve para impulsionar as manobras, saltos e acrobacias do atleta.

f) Trickline: É a modalidade mais popular da slackline: Porque o objetivo principal é a competição entre atletas.Essa prática possui uma armação mais simples.E é a federação WsFed que articula e organiza competições dessa modalidade.A fita, nessa prática, é de 50 mm e são usadas catracas para produzir uma tensão na corda, o que facilita as manobras.

g) Baseline: Essa modalidade é parecida com a highline. A única diferença é que uma mochila de paraquedas substitui equipamentos de segurança. Logo, é fundamental dominar o paraquedismo e as regras do slackline.

h) Shortline: É a modalidade mais segura de todas. A fita é posicionada próxima do chão e é mais curta. É indicada para iniciantes na prática.

i) Yogaline: O esportista executa movimentos de Yoga na fita. Essa modalidade demanda mais concentração e foco.

Caso você deseja aprimorar suas habilidades e conhecer mais a respeito do slackline. A Greenplace Park estará realizando um evento com alguns dos melhores da América do Sul. Clique aqui para saber mais.