fbpx

Greenplace Park

Conheça mais sobre as técnicas para construir fornos de barro.

O objetivo deste artigo é apresentar o conceito de bioconstrução e as técnicas principais para criar um forno de barro. A bioconstrução é um processo de construção que tem como premissas o uso de materiais naturais e a valorização do trabalho em equipe.

Esse tipo de técnica enfatiza muito as conexões entre pessoas, a sustentabilidade e a natureza.

É um convite para desenvolver empatia, habilidades sociais e vivenciar uma experiência memorável de alinhar esforços numa atividade grupal.

A bioconstrução tem como base a permacultura: um jeito de construir que leva em conta três princípios: cuidar da terra, cuidar das pessoas e a partilha justa.

Com o uso do forno de barro, você pode preparar alimentos mais saborosos. É uma gastronomia que acrescenta novos sabores para o seu cotidiano e satisfaz até mesmo os paladares mais seletivos.  

Quais são os materiais para se construir um forno de barro?

O forno

Materiais

  • Tijolo refratário
  • Areia
  • Terra
  • Açúcar
  • Palha
  • Jornal

Terra

Tijolo Refratário

Palha

Palha

Areia

Areia

Açucar

Açucar

A função de cada ingrediente no projeto

A terra é o principal material de construção nessa empreitada!

A terra é uma composição de basicamente três materiais: argila, silte e areia.

Em cada cantinho do mundo existem diversos tipos de terra que variam suas proporções desses três elementos fazendo com que cada terra seja única.

Por isso, é preciso fazer uma análise da terra para acrescentar outros materiais e se chegar na proporção ideal ao utilizar em uma bioconstrução.

Todas as terras, de qualquer lugar do mundo podem ser utilizadas, a única que não é possível utilizar é a terra orgânica com húmus (terra preta).

Aqui na região de Blumenau – Médio Vale do Itajaí – geralmente se tem disponível terras com maior teor de argila, por isso utiliza-se a areia para melhorar as características estruturais da terra.

O açúcar é utilizado para fazer fornos de barro pois aumenta a qualidade refratária da mistura de terra, mas é um material opcional.

A palha é o material que irá melhorar as forças de tração da estrutura, assemelhando-se a uma armadura de ferro em construções de concreto armado.

O tijolo refratário é composto por argilas ricas em alumina e sílica, esses elementos garantem capacidade de suportar temperaturas elevadas sem alterar suas propriedades.

Os passos para se criar o forno de barro

A parte interior do forno durante o processo é modelada com areia de forma manual.

O grupo prepara a base no qual o forno será construído. O fundo de tijolo refratário é importante para dissipar o calor.

A Greenplace vai realizar uma oficina para que você aprenda as técnicas fundamentais para construir seu próprio forno de barro.

Modelando a parte interior do forno

Massa de barro pronta

Pisando para misturar areia na argila

Misturando os elementos

Modelando a parte interior do forno

Pisando na massa